Uma vez que mais de 2/3 dos produtos de cortiça se destinam ao sector vinícola, houve ao longo das últimas décadas uma preocupação crescente em garantir, nas diferentes etapas do processo produtivo, elevados padrões de qualidade e higiene, procurando assim assegurar um produto final de excelência. Com este objetivo em mente, é criado o Código Internacional de Prática Rolheiras (CIPR), um manual de boas práticas para a indústria rolheira que em 1997 se tornou uma referência internacional para o sector e que vai já na sua 6ª versão.

De forma a garantir o cumprimento das regras estipuladas pelo CIPR, nasce a certificação internacional Systecode que teve em 2000 a sua primeira edição, na qual a Manuel Domingos Apura & Filhos SA foi uma das empresas certificadas.

Em 2011, a C.E.Liège, entidade responsável pela certificação Systecode, decide criar a certificação Systcode Premium, uma certificação que recompensa as empresas que cumprem requisitos ainda mais exigentes, tanto a nível da higiene e segurança alimentar bem como do desenvolvimento sustentável e do impacto ambiental. Uma vez mais, e como tem sido seu hábito, a Manuel Domingos Apura & Filhos SA apresentou-se na linha da frente de empresas sujeitas a esta certificação, a qual lhe tem sido atribuída ano após ano.